terça-feira, 31 de agosto de 2021

PREFEITURA DE NITERÓI - Prefeitura de Niterói assina termo de cooperação com a ONU-Habitat para ações voltadas à política habitacional de interesse social

PREFEITURA DE NITERÓI

COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO 

 

Prefeitura de Niterói assina termo de cooperação com a ONU-Habitat para ações voltadas à política habitacional de interesse social

 

 

31/08/2021 - O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhado do secretário municipal de Habitação, Roberto Fernandes Jales, o Beto da Pipa, assinou, nesta terça-feira (31), o memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A parceria com a ONU-Habitat visa a estabelecer cooperação técnica internacional para contribuir para o desenvolvimento de estratégias voltadas à política habitacional de interesse social, urbana e ambiental do município, bem como iniciativas que integrem essas três estratégias com o alinhamento ao objetivo (ODS 11) de Desenvolvimento de Cidades e Comunidades Sustentáveis da ONU.

 

O documento, que não estabelece contrapartida financeira entre as partes, tem como objetivo a busca, em conjunto, de soluções para um desenvolvimento urbano sustentável tendo como base as ações habitacionais contidas no Plano Habitacional de Interesse Social  (PLHIS), no Plano Diretor do Município e demais dispositivos legais

Axel Grael enfatiza que a parceria com a ONU Habitat reforça Niterói como o município que integra as iniciativas que estão em consonância com o que há de referência em políticas públicas no setor. De acordo com o prefeito, além de ser uma ponte para abertura de captação de recursos para a cidade, o modelo vai permitir a capacitação de servidores municipais fortalecendo a administração municipal.

 

"A assinatura deste memorando de entendimento é extremamente importante porque abre uma porta, inclusive para captação de recursos internacionais, de forma que a gente consiga produzir habitação de interesse social e promover melhorias urbanísticas de áreas em vulnerabilidade social", diz.

 

O secretário municipal de Habitação, Beto da Pipa, reforça a importância do acordo de cooperação técnica.

 

"Uma vez assinado este termo, a ONU Habitat vai começar como parceira de Niterói para verificar oportunidades de captação de recursos externos para aplicar em projetos habitacionais de interesse social. A partir desta iniciativa, poderemos participar de cursos e seminários, por exemplo, como parceiros para desenvolver projetos neste segmento para o nosso município", destaca o secretário.



Fotos: Luciana Carneiro


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI – Niterói inicia aplicação de dose de reforço em pessoas a partir de 90 anos

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO

Niterói inicia aplicação de dose de reforço em pessoas a partir de 90 anos


Vacinação contra Covid-19 começa nesta quarta-feira (01) em oito pontos distribuídos pela cidade. Imunização continua em Instituições de Longa Permanência para Idosos


31/08/2021 – A Prefeitura de Niterói começa a aplicar, nesta quarta-feira (01), a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 90 anos. A vacinação com a dose de reforço segue nesta faixa etária na quinta-feira (02). Na sexta-feira (03) e sábado (04), é a vez dos idosos a partir de 85 anos. Na semana passada, o município tornou-se a primeira cidade do Estado do Rio a iniciar a aplicação da dose de reforço em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

A vacinação deste grupo será feita com a vacina da Pfizer. Para receber a terceira dose, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis (endereços abaixo) munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que o reforço na vacinação dos idosos é uma medida importante para conter o avanço da variante delta que tem se espalhado rapidamente no Rio de Janeiro.

"A terceira dose é recomendada pela Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.  Estudos mais recentes confirmam que com cerca de 6 meses os idosos têm a redução da imunização. Por isso a importância da dose de reforço nesse público, já que ela aumenta consideravelmente a quantidade de anticorpos neutralizantes e garante mais proteção", destacou o secretário.

A imunização com a dose de reforço começou com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. Segundo a SMS, nesta primeira etapa, cerca de 1.200 idosos deste grupo vão recebe a terceira dose.

Calendário de adolescentes – Na segunda-feira, Niterói adiantou o calendário de vacinação contra Covid-19 dos adolescentes a partir de 12 anos. Com a antecipação, nesta quarta os adolescentes a partir de 13 anos já podem receber o imunizante. Na quinta-feira (02), a cidade chega aos 12 anos ou mais. Sexta (03) e sábado (04) serão dias de repescagem.

Repescagem contínua – Com a chegada do calendário de vacinação às pessoas acima de 18 anos no último dia 19, o município segue em repescagem contínua. Todos os adultos da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Locais de vacinação 3ª dose:
 
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.
Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos

Fotos: Luciana Carneiro

--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

Livre de vírus. www.avast.com.

PREFEITURA DE NITERÓI - Prefeitura de Niterói envia à Câmara de Vereadores projeto de lei do Plano Plurianual para o período 2022-2025    

PREFEITURA DE NITERÓI

COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO 

 


Prefeitura de Niterói envia à Câmara de Vereadores projeto de lei do Plano Plurianual para o período 2022-2025    

O PPA reflete um planejamento pensado em conjunto com a sociedade para o desenvolvimento do município em todos os seus aspectos para os próximos quatro anos


A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), enviou para a Câmara de Vereadores, na segunda-feira (30), o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) para o período 2022-2025. O PPA é um dos elos entre a visão de longo prazo e a efetiva execução dos programas governamentais necessários para a realização dos objetivos propostos para o município. O Plano inclui obras e intervenções em todas as regiões da cidade.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, explica que o PPA é peça fundamental do planejamento governamental e atua de forma integrada aos demais instrumentos de planejamento municipal, como o Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033 (NQQ) e sua Carteira de Projetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano de Metas Anual. 

"Durante todo o processo de elaboração, os órgãos e entidades da administração pública levaram em consideração os indicadores socioeconômicos do município e os resultados da Consulta Pública Participa Niterói - PPA Participativo, bem como outras propostas apresentadas pelos cidadãos niteroienses no amplo movimento de participação social realizado, reforçando o compromisso por uma gestão cada vez mais democrática, transparente e orientada para os resultados", enfatiza.

Das inovações do PPA 2022-2025 estão a definição de indicadores de impacto e suas respectivas metas vinculados às Áreas de Resultado, reforçando o alinhamento ao Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033, e o fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), ligados aos Programas finalísticos do PPA. Além disso, o PPA também foi organizado por pautas temáticas, com o intuito de dar maior transparência e visibilidade às ações mais sensíveis e relevantes para gestão, como primeira infância, acessibilidade, sustentabilidade, cidade inteligente e retomada econômica.

Entre as ações e entregas previstas para os próximos quatro anos dispostas no projeto de lei do Plano Plurianual 2022-2025 estão a requalificação urbana da Região Norte, a urbanização de comunidades e a pavimentação e drenagem de bairros da Região Oceânica, a reforma e modernização da maternidade municipal Alzira Reis, o programa Criança na Creche e a implantação do Parque Orla Piratininga.  

 

Processo participativo - A Prefeitura de Niterói realizou uma série de ações entre os meses de abril e agosto de 2021 para garantir o processo participativo na elaboração do PPA 2022-2025.  A consulta pública Participa Niterói - Plano Plurianual 2022-2025, conduzida pela Seplag através da plataforma Colab, ficou no ar de 19 de abril a 24 de maio de 2021, com o objetivo de ouvir a população da cidade para identificar as demandas mais importantes de acordo com o cidadão, fornecendo insumos para estabelecer as prioridades para as políticas públicas para os próximos quatro anos. 

O resultado da consulta pública foi consolidado e inserido em uma ferramenta interativa disponibilizada à população no site da Seplag. O link de acesso direto foi encaminhado aos órgãos e entidades da administração pública, para que pudessem ter uma visão geral dos anseios da população e as utilizassem como insumo no processo de elaboração das ações do Plano. O painel interativo também indicou os perfis e percentuais da participação popular, de modo que todos os agentes do processo tivessem uma visão ampla do público manifestante.

A live de abertura da consulta teve a participação do prefeito de Niterói, Axel Grael, e alcançou 8,7 mil visualizações. No total, 4.404 pessoas participaram da consulta pública, que ficou em 2º lugar no ranking das pesquisas virtuais feitas pelo Colab em Niterói, atrás somente da consulta da Rua Ator Paulo Gustavo. No ranking das consultas virtuais via Colab no Brasil, a Participa Niterói ficou em 5º lugar, atrás da consulta da Rua Ator Paulo Gustavo e de Cidades e Comunidades Sustentáveis (2018, 2019 e 2020). 

Além da consulta disponível na plataforma do Colab, a Prefeitura disponibilizou à sociedade um e-mail para receber diretamente as demandas da população. Durante todo o período em que a consulta pública esteve aberta, foram realizados oito encontros virtuais (webinários) abertos, que totalizaram 14 horas de palestras no ar transmitidas ao vivo pelo YouTube. 

A gestão municipal também realizou uma audiência pública virtual do Poder Executivo para apresentar a proposta das ações orçamentárias do Projeto de Lei do Plano Plurianual 2022-2025 de Niterói e, principalmente, colher a percepção e as demandas da população sobre o processo e a proposta apresentados.


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI - Niterói promove concurso de Decoração Natalina para casas e lojas

PREFEITURA DE NITERÓI

COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO 


Niterói promove concurso de Decoração Natalina para casas e lojas

31/08/2021 - A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo da Prefeitura de Niterói vai realizar o 5º Concurso de Decoração Natalina, que premiará as melhores fachadas de casas, lojas comerciais e prédios residenciais. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de novembro através do site www.visit.niteroi.br, onde está disponível o regulamento.

O concurso visa difundir o encantamento da cultura natalina, fazendo com que a cidade seja uma grande vitrine dessa tradição num espírito de confraternização e criando uma nova opção de apelo turístico para Niterói. Uma comissão julgadora fará as visitas em todas fachadas decoradas no período entre 29 de novembro e 10 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 13 de dezembro.

Os vencedores receberão troféus e certificados. Haverá um prêmio "hors concours". Os quesitos a serem julgados são: análise do espírito natalino; criatividade e originalidade; impacto visual; e iluminação da decoração do imóvel.

Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, o concurso reforça as iniciativas da Prefeitura para fazer de Niterói uma cidade vitrine de apelo cultural e turística com sua tradição natalina. Além do concurso, haverá uma árvore de Natal em São Francisco, decoração em vários lugares e concertos de corais, da Orquestra da Grota, entre outros shows.

"Toda rede produtiva da cidade ganha", destaca Novaes.

--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

Livre de vírus. www.avast.com.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

PREFEITURA DE NITERÓI: Codim capacita agentes da Nittrans sobre os mecanismos de proteção à mulher

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO


Codim capacita agentes da Nittrans sobre os mecanismos de proteção à mulher

30/08/2021
– A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) iniciou mais uma etapa do Treinamento Lilás, uma capacitação sobre mecanismos de proteção à mulher em situação de violência. Desta vez, será com 190 agentes de trânsito da Nittrans, homens e mulheres. As palestras acontecem no auditório da Nittrans e foram divididas em dois dias entre dois turnos, nesta segunda (30) e terça-feira (31), para evitar aglomeração devido à pandemia da Covid-19.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, reforça que o conhecimento é fundamental para o enfrentamento à violência.

"Levar conhecimento e fomentar o debate sobre o feminicídio e a lei Maria da Penha é fundamental para garantir os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência. O Treinamento Lilás segue com a Guarda Municipal e agora iniciamos um novo ciclo com a Nittrans. Queremos que os nossos agentes possam oferecer um atendimento adequado e humanizado às vítimas de violência, gerando sensibilização e encaminhamento para a rede de proteção e atendimento da cidade. A conscientização de todos é fundamental para a construção de uma cidade mais equânime e justa", disse Fernanda.

O objetivo é orientar os agentes sobre o tratamento humanizado às mulheres em situação de violência e sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade e os órgãos parceiros. Neste novo ciclo de treinamento, a Codim conta com a participação da advogada Gabriela Barroso, especialista em Direito da Mulher e da Família que abordará temas como Definição e Identificação das Violências de Gênero, Identificação da Violência Doméstica e Familiar - Lei Maria da Penha e Exposição e Implementação do Protocolo de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, além de apresentar toda rede de enfrentamento existentes na cidade de Niterói e os novos programas que estão sendo estruturados pela Codim.

Gilson Santos, presidente da Nittrans, destaca a importância da parceria para tratar da violência contra as mulheres.

"O enfrentamento à violência contra a mulher é uma tarefa de todos. Na Nittrans, sabemos que este tema deve ser tratado com o profissionalismo e a profundidade que o assunto exige e por isso é tão importante esta parceria com a Codim", ressalta Gilson.


Fotos: divulgação Codim/Carol Barcellos no link: https://we.tl/t-X1ZmHKa3iz

PREFEITURA DE NITERÓI - Prefeitura de Niterói envia à Câmara de Vereadores projeto de lei do Plano Plurianual para o período 2022-2025    

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO 

Prefeitura de Niterói envia à Câmara de Vereadores projeto de lei do Plano Plurianual para o período 2022-2025   

O PPA reflete um planejamento pensado em conjunto com a sociedade para o desenvolvimento do município em todos os seus aspectos para os próximos quatro anos

30/08/2021 - A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), enviou para a Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (30), o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) para o período 2022-2025. O PPA é um dos elos entre a visão de longo prazo e a efetiva execução dos programas governamentais necessários para a realização dos objetivos propostos para o município. O Plano inclui obras e intervenções em todas as regiões da cidade.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, explica que o PPA é peça fundamental do planejamento governamental e atua de forma integrada aos demais instrumentos de planejamento municipal, como o Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033 (NQQ) e sua Carteira de Projetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano de Metas Anual. 

"Durante todo o processo de elaboração, os órgãos e entidades da administração pública levaram em consideração os indicadores socioeconômicos do município e os resultados da Consulta Pública Participa Niterói - PPA Participativo, bem como outras propostas apresentadas pelos cidadãos niteroienses no amplo movimento de participação social realizado, reforçando o compromisso por uma gestão cada vez mais democrática, transparente e orientada para os resultados", enfatiza.

Das inovações do PPA 2022-2025 estão a definição de indicadores de impacto e suas respectivas metas vinculados às Áreas de Resultado, reforçando o alinhamento ao Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033, e o fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), ligados aos Programas finalísticos do PPA. Além disso, o PPA também foi organizado por pautas temáticas, com o intuito de dar maior transparência e visibilidade às ações mais sensíveis e relevantes para gestão, como primeira infância, acessibilidade, sustentabilidade, cidade inteligente e retomada econômica.

Entre as ações e entregas previstas para os próximos quatro anos dispostas no projeto de lei do Plano Plurianual 2022-2025 estão a requalificação urbana da Região Norte, a urbanização de comunidades e a pavimentação e drenagem de bairros da Região Oceânica, a reforma e modernização da maternidade municipal Alzira Reis, o programa Criança na Creche e a implantação do Parque Orla Piratininga.  
 
Processo participativo - A Prefeitura de Niterói realizou uma série de ações entre os meses de abril e agosto de 2021 para garantir o processo participativo na elaboração do PPA 2022-2025.  A consulta pública Participa Niterói - Plano Plurianual 2022-2025, conduzida pela Seplag através da plataforma Colab, ficou no ar de 19 de abril a 24 de maio de 2021, com o objetivo de ouvir a população da cidade para identificar as demandas mais importantes de acordo com o cidadão, fornecendo insumos para estabelecer as prioridades para as políticas públicas para os próximos quatro anos. 

O resultado da consulta pública foi consolidado e inserido em uma ferramenta interativa disponibilizada à população no site da Seplag. O link de acesso direto foi encaminhado aos órgãos e entidades da administração pública, para que pudessem ter uma visão geral dos anseios da população e as utilizassem como insumo no processo de elaboração das ações do Plano. O painel interativo também indicou os perfis e percentuais da participação popular, de modo que todos os agentes do processo tivessem uma visão ampla do público manifestante.

A live de abertura da consulta teve a participação do prefeito de Niterói, Axel Grael, e alcançou 8,7 mil visualizações. No total, 4.404 pessoas participaram da consulta pública, que ficou em 2º lugar no ranking das pesquisas virtuais feitas pelo Colab em Niterói, atrás somente da consulta da Rua Ator Paulo Gustavo. No ranking das consultas virtuais via Colab no Brasil, a Participa Niterói ficou em 5º lugar, atrás da consulta da Rua Ator Paulo Gustavo e de Cidades e Comunidades Sustentáveis (2018, 2019 e 2020). 

Além da consulta disponível na plataforma do Colab, a Prefeitura disponibilizou à sociedade um e-mail para receber diretamente as demandas da população. Durante todo o período em que a consulta pública esteve aberta, foram realizados oito encontros virtuais (webinários) abertos, que totalizaram 14 horas de palestras no ar transmitidas ao vivo pelo YouTube. 

A gestão municipal também realizou uma audiência pública virtual do Poder Executivo para apresentar a proposta das ações orçamentárias do Projeto de Lei do Plano Plurianual 2022-2025 de Niterói e, principalmente, colher a percepção e as demandas da população sobre o processo e a proposta apresentados.



--

Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI – Niterói antecipa calendário, e adolescentes de 12 anos serão vacinados contra Covid-19 nesta quinta-feira (2)

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO

Niterói antecipa calendário, e adolescentes de 12 anos serão vacinados contra Covid-19 nesta quinta-feira (2)  

Cidade já tem 99,5% da população adulta com ao menos uma dose do imunizante

30/08/2021 A campanha de vacinação contra a Covid-19 da Prefeitura de Niterói vai chegar aos adolescentes a partir de 12 anos já nesta quinta-feira (02). Com a antecipação do calendário, nesta terça (31), os adolescentes a partir de 14 anos já podem receber o imunizante. Na quarta-feira (01) é a vez de quem tem a partir de 13 anos. Na quinta-feira (02), a cidade chega aos 12 anos. Sexta (03) e sábado (04) serão dias de repescagem.

Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer.

A meta do município é alcançar a maior cobertura possível de sua população. Niterói tornou-se, na semana passada, a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos.  A imunização já começou e segue com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. O calendário de aplicação da dose de reforço para os idosos em geral será divulgado em breve, assim como a vacinação de acamados.

Mais de 407 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Niterói, o que representa 79% de toda a população niteroiense e 99,5% dos adultos. Com relação ao esquema vacinal completo, que contabiliza a segunda dose e a dose única, já são 243.383 pessoas imunizadas, 47% da população total da cidade e 59,5% dos maiores de 18 anos.

Repescagem contínua 
 Com a chegada do calendário de vacinação às pessoas acima de 18 anos no último dia 19, o município segue em repescagem contínua. Todos os adultos da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Locais de vacinação dos jovens de 12 a 17 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.


Locais de vacinação para maiores de 18 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Posto volante no Ginásio do Colégio Gomes Pereira – Rua Nilo de Freitas, 40, Largo da Batalha.

Posto volante no Campo de São Bento – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Rua Lopes Trovão, Icaraí.

--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI: Prefeitura de Niterói capacita funcionários de shopping sobre direitos humanos

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura de Niterói capacita funcionários de shopping sobre direitos humanos

30/08/2021 – A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, vai realizar um treinamento em direitos humanos em diversos eixos com aproximadamente 90 funcionários de um dos maiores shoppings da cidade. A capacitação é uma parceria com o Plaza Niterói e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

"O programa de Educação em Direitos Humanos se desdobra em diversas frentes e vai desde o treinamento de agentes de segurança até a formação de jovens. Além disso, inclui também o setor privado. Levar a compreensão prática sobre direitos humanos para dentro das empresas, principalmente as que atendem o público, como o Plaza, é um grande avanço e está previsto no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos", explica o secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa.

O treinamento tem duração de 1h20 e acontece antes do turno dos funcionários, em um espaço adaptado no estacionamento do shopping. Serão quatro semanas para tratar sobre diversos conteúdos ligados aos direitos humanos, como racismo e desigualdade e a população LGBTQIA+. A capacitação termina no dia 22 de outubro, com encerramento às 16h.

"A equipe está muito feliz com essa parceria. Os temas abordados fazem parte da nossa estratégia como shopping e como companhia brMalls. Nosso objetivo é levar o máximo de conhecimento e esclarecimento sobre assuntos prioritários para os nossos funcionários. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença na nossa cidade", destaca Aline Piubel, gerente de Marketing do Plaza Shopping Niterói.

Cleris Maciel, supervisor Leste Fluminense do Centro de Integração Empresa Escola do Estado Rio de Janeiro, enfatiza que o objetivo principal da criação do CIEE foi possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, mas analisa que muitas pessoas têm dificuldade em se inserir nesse mundo.  

"Em pleno século XXI, ainda vemos pensamentos sexistas e que visam a exclusão de pessoas por sexo, religião ou cor. Assim, quando recebemos o convite da Secretaria de Direitos Humanos, prontamente aceitamos, pois acreditamos que se cada entidade e cada pessoa fizer sua parte mudaremos esse cenário. Temos como prioridade a acolhida e a inserção dos adolescentes e jovens no mundo do trabalho em programas de estágio e de aprendizagem e sempre priorizando aqueles que mais precisam, seja pela situação socioeconômica, por ser de um grupo discriminado ou acolhido pelo sistema de garantia de direitos".


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI: Niterói está com inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO

Niterói está com inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos
Há vagas para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

30/08/2021 - A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) estão com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos em turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos retornaram às aulas presenciais no dia 16 de agosto, em todas as turmas, com exceção da E.M. Dr. Francisco Alberto Torres, no Centro, que está em fase de finalização de obra.

O retorno às aulas presenciais, de acordo com o modelo de ensino híbrido por conta da pandemia do coronavírus, segue as especificidades de cada unidade, com os protocolos de segurança determinados pela Secretaria Municipal de Saúde e que estão previstos no Plano de Retomada das Aulas. Entre as medidas, o uso obrigatório de máscara, disponibilidade de álcool em gel, distanciamento entre mesas e cadeiras e turmas reduzidas com 50% da ocupação das salas.
 
''O processo de reabertura das nossas escolas foi planejado de maneira gradual e responsável. Todas as ações que implementamos têm por objetivo garantir uma volta segura para a comunidade escolar, retomando o vínculo entre alunos e profissionais. O processo de retomada das aulas é fundamental para assegurar o direito à educação e contribuir para a formação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos'', disse o secretário municipal de Educação de Niterói, Vinicius Wu.  

As unidades da rede municipal de ensino foram preparadas para o retorno das aulas com serviços de reforma e manutenção, como pintura interna e externa e reparo nas instalações elétricas e hidráulicas, além de higienização e sanitização de salas, banheiros e corredores. As escolas também foram demarcadas quanto ao espaçamento necessário por conta do distanciamento exigido conforme protocolo sanitário.
 
''Quando falamos de Educação de Jovens e Adultos, remetemos a troca de experiência como elemento primordial no processo de ensino e aprendizagem. É democratizar o acesso ao conhecimento dos nossos alunos", enfatizou Greyce Kelly Almeida, coordenadora da EJA.  
 
A matrícula para a Educação de Jovens e Adultos pode ser feita em qualquer época do ano. Para se inscrever, basta comparecer a uma das unidades de ensino que oferecem a modalidade, entre 8h e 12h, levando os seguintes documentos: três fotos 3X4; cópia e original da Carteira de Identidade (RG), do CPF, do comprovante de residência e do Certificado de Reservista; declaração de escolaridade ou protocolo que confirme a requisição (em caso de matrícula por transferência, o histórico escolar deverá ser apresentado em até 45 dias); declaração que informe se o aluno possui alguma deficiência; comprovante de tipo sanguíneo e RH. A idade mínima exigida para a matrícula é 15 anos.

As unidades que oferecem Educação de Jovens e Adultos em Niterói :
E.M. Francisco Portugal Neves - 1° ao 9° anos – Piratininga
E.M. Alberto Francisco Torres - 1° ao 6° anos – Centro
E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos - 1° ao 7° anos - Ilha da Conceição
E.M. Prof. M. De Lourdes Barbosa Santos - 1° ao 5° anos – Fonseca
E.M. Paulo de Almeida Campos - 1° ao 5° anos – Icaraí
E.M. Honorina de Carvalho - 1° ao 9° anos – Pendotiba
E.M. Altivo César - 1° ao 9° anos – Barreto
E.M. João Brazil - 1° ao 5° anos – Morro do Castro
E.M. Helena Antipoff - 1° ao 5° anos – São Francisco


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

sábado, 28 de agosto de 2021

PREFEITURA DE NITERÓI: Prefeitura de Niterói promove arte e cultura no bairro do Jacaré

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO 

Prefeitura de Niterói promove arte e cultura no bairro do Jacaré

Roda de conversa e oficina de grafite têm como objetivo aproximar os jovens da temática do meio ambiente

 

28/08/2021 – Arte e Cultura foram as companheiras dos jovens do bairro do Jacaré, na Região Oceânica, neste sábado (28). A Prefeitura de Niterói, por meio da equipe do Pró-Sustentável e de outros voluntários, promoveu atividades com o objetivo de difundir e fortalecer a arte e a cultura no bairro e aproximar os jovens da temática do meio ambiente na tentativa de engajá-los como agentes transformadores da comunidade local.

 

Segundo Catarina Magalhães, da equipe de Mobilização Social do Pró-Sustentável, "a arte e a cultura exercem um papel essencial de difusão, conscientização e promoção da transformação socioambiental. Assim como influenciam positivamente a qualidade de vida e a saúde mental e física e proporcionam reflexões acerca da vida cotidiana através de mensagens e imagens que recriam o espaço comunitário, dando cor, vida e esperança".

 

A assistente social Daiane Pacheco trabalha na região há seis meses com a promoção dos direitos da população, junto com a equipe que acompanha as obras do local.

 

"Nosso trabalho aqui é orientar os moradores sobre direitos sociais, acesso ao sistema de saúde, benefícios assistenciais e também orientação para vaga escolar, além de atendimento às necessidades básicas dos moradores. Além disso, promovemos um trabalho de educação ambiental desenvolvendo atividades com os moradores voltados para resíduos sólidos, descarte correto dos resíduos e reciclagem com foco na melhoria da qualidade de vida, saúde e preservação do meio ambiente. Hoje, com a oficina, queremos estimular, através da arte e da cultura, os moradores e a juventude a se expressarem, seja com desenho ou frases, sobre a importância da relação com o meio ambiente", explicou Daiane.

 

A primeira parte das atividades foi uma roda de conversa com os participantes sobre introdução aos conceitos básicos do grafite como poesia visual e transformação socioambiental dos espaços urbanos. Com o tema 'Arte e Meio Ambiente através da Juventude do Jacaré', também foi realizada uma batalha de rima com a temática do meio ambiente.

 

Morador da comunidade Saibreira, Higor de Almeida Paula, junto a outros voluntários, teve a oportunidade de levar os jovens para expressar suas ideias e criatividades na grafitagem com palavras e desenhos relacionados ao meio ambiente. Foram escolhidos a fachada da Associação de Moradores e Amigos do Jacaré (AMAJ) e o muro da escada que dá acesso à comunidade Boa Esperança – lugar de passagem e grande fluxo de moradores.

 

"Trazer essa oficina representa, primeiramente, trazer um pouco do hip-hop que foi um movimento que mudou minha vida. Ele trouxe a curiosidade, a dúvida e o conhecimento. Ele abriu minha mente para outros caminhos. Poder levar isso para os jovens é importante e meio que fura a 'bolha da favela', traz um conhecimento que as pessoas não estão acostumadas. O hip-hop tem muitas vertentes de artes diferentes, como a música e o desenho. O grande lance é a mensagem de esperança que, por mais que tudo esteja muito difícil, ainda tem gente que acredita e traz luz e é isso que eu quero poder trazer para eles", disse Higor.


"Esse tipo de atividade não acontecia faz muito tempo aqui no Jacaré. Hoje rolou uma apresentação de free style, um bate papo sobre o movimento de hip-hop, uma roda de carimbó onde a criançada curtiu, dançou e aprendeu a tocar alguns instrumentos e um pouco mais dos ritmos afro-brasileiros. Encerramos as atividades com o grafite que é o legado que vamos deixar na comunidade", disse Marciano, um dos voluntários do projeto de intervenção cultural.



Fotos: Douglas Macedo



--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

PREFEITURA DE NITERÓI - Niterói inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos (COM FOTOS E VÍDEOS)

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO 

Niterói inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos

Prefeitura quer reforçar a imunidade dos maiores de 60 anos por causa do avanço variante Delta

 

27/08/2021 - Niterói tornou-se nesta sexta-feira (27) a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. A imunização começou com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. Esses idosos são do primeiro grupo a receber a vacina em janeiro deste ano.

Quando iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Niterói priorizou os profissionais de saúde da linha de frente contra a doença e os idosos mantidos por instituições de longa permanência. A idosa Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, e a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos, foram as primeiras niteroienses a receber a primeira dose do imunizante.

Nesta sexta-feira (27), a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve na Casa de Amparo Santo Antônio, no bairro Vital Brazil, para imunizar os primeiros idosos com a terceira dose. Segundo a SMS, nesta primeira etapa, cerca de 1.200 idosos vão receber o reforço. Em setembro a vacinação será ampliada para os demais idosos da cidade, com o uso da vacina da Pfizer, após recebimento da remessa da vacina pelo Ministério da Saúde (MS) para a aplicação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a medida visa a conter os efeitos da variante Delta que tem se espalhado intensamente no Brasil, tendo como epicentro o Rio de Janeiro.

"Estudos têm demonstrado a importância do reforço da vacinação nos idosos, já que após seis meses há uma redução da imunização deste grupo. Essa dose de reforço aumenta a quantidade de anticorpos neutralizantes e garante mais proteção nesse momento em que a Delta ainda está circulando" destacou o secretário.

Maria Augusta do Vale, de 99 anos, foi uma das primeiras dos 31 idosos que receberam a terceira dose na Casa de Amparo Santo Antônio, no Vital Brazil. Emocionada, ela deixou um recado para quem ainda não se vacinou.

"Peço a vocês que tomem a vacina, não tenham medo. Essa é a nossa salvação para ficar por mais tempo aqui. Eu já tenho 99 anos e não tive nenhum problema em me vacinar, já estou na terceira. Eu sinto muito que ainda tenham pessoas que não tomaram nem a primeira dose", disse Maria Augusta.

 

Adolescentes - A Prefeitura de Niterói deu sequência à vacinação de adolescentes contra a Covid-19 nesta sexta-feira (27). Foi a vez dos jovens de 16 anos. No sábado, a mesma faixa etária poderá ir aos postos de vacinação. A meta da prefeitura é chegar em 10 de setembro com todos os 12 anos, idade mínima permitida pela Anvisa para a vacinação, imunizados com pelo menos a primeira dose.

A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer. Segunda (30), terça (31) e quarta-feira (01) estarão sendo vacinados adolescentes com 15 anos.

Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. A meta do município é alcançar a maior cobertura possível de sua população. Até o momento, Niterói já vacinou 399.765 mil pessoas com a primeira dose, o que significa 97,5% da população acima de 18 anos e 77% da população geral. Mais de 232.600 mil niteroienses possuem o esquema vacinal completo com as duas doses ou a vacinação em dose única, que representa 56% população acima de 18 anos e 45% população geral.

 

Repescagem - Com a chegada da campanha de vacinação a toda a população com mais de 18 anos, o município segue em repescagem contínua. Todos os adultos da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.




Fotos: Luciana Carneiro // Obs.: Nome e a idade das idosas estão no nome do arquivo. Todas moram em uma casa de repouso no Vital Brazil.


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI - Funcionários da Assistência Social de Niterói participam do primeiro Workshop de Libras

PREFEITURA DE NITERÓI

COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO


Funcionários da Assistência Social de Niterói participam do primeiro Workshop de Libras

 

27/08/2021 – A Secretaria Municipal de Acessibilidade de Niterói promoveu nesta sexta-feira (27) o primeiro de uma série de workshops sobre a língua Brasileira de Sinais (Libras) para funcionários da Prefeitura de Niterói. O objetivo é facilitar a comunicação entre servidores municipais e deficientes auditivos, dando mais acesso dos surdos aos serviços públicos.

Os primeiros a passar pelo treinamento são os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, que foram divididos em grupos e cada grupo terá aulas básicas de Libras às sextas-feiras até o dia 15 de outubro. Cada workshop tem duração de duas horas.

"Nossa meta é levar o workshop de Libras aos funcionários de todas as secretarias municipais de Niterói. Ele é voltado para o atendimento ao cidadão que tem deficiência auditiva e pode ter dificuldade de se comunicar quando necessita de um serviço público municipal", diz a diretora da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Carol Basílio, que participou do workshop.

Libras é a Língua Brasileira de Sinais, usada por deficientes auditivos para se comunicar através de sinais ou gestual. A língua é legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão.


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI - Áreas esportivas da cidade recebem melhorias realizadas pela Seconser

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO


Áreas esportivas da cidade recebem melhorias realizadas pela Seconser


27/08/2021 - A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) vem realizando, nos últimos meses, diversas intervenções em áreas esportivas administradas pela Prefeitura de Niterói. Atualmente, os trabalhos se concentram na quadra do PAC, na Vila Ipiranga, Fonseca, onde está sendo feita a recuperação do alambrado da quadra e pintura do guarda corpo. Na quadra do Caçador, que fica na mesma localidade, a Seconser está fazendo a pintura geral. Já o Skatepark de São Francisco também está recebendo nova na área da praça. Já estão na programação da Seconser o campo do Viçoso Jardim, a quadra do Bumba e o campo da Iara, em Santa Rosa.

"Niterói vem desenvolvendo e aprimorando espaços públicos nos últimos anos. Praças, quadras, parques, hortos, campos e skateparks são exemplos do empenho para que o morador da cidade possa usufruir do local onde vive, com segurança e entretenimento", enfatiza a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

As equipes da Seconser já estiveram no campo da Travessa Continental, no Fonseca, onde foi feito o reparo e reforço das telas do alambrado do campo de futebol e a instalação de bebedouro. No campo da Rua Mato Grosso, no Sapê, foi realizada a pintura dos brinquedos e reforço na fixação das telas do alambrado.

Também receberam melhorias o campo da Grota do Surucucu, em São Francisco, com a recuperação da mureta que circunda o espaço, e Complexo Esportivo Roberto Silveira, na Ponta D'Areia, com limpeza, pintura da praça e reparo nas telas do alambrado do campo de futebol.


Fotos: Luciana Carneiro 

--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

PREFEITURA DE NITERÓI - Neste domingo, MAC será o cenário de projeções dedicadas ao mês da Primeira Infância

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO


Neste domingo, MAC será o cenário de projeções dedicadas ao mês da Primeira Infância

  

Ação tem como objetivo chamar atenção para a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores

 

27/08/2021 - Neste domingo (29), a partir das 19 horas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói será o cenário para projeções que têm como objetivo chamar atenção para a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores. A intervenção urbana faz parte de uma ação que reúne dez cidades brasileiras, entre elas Niterói, para marcar o mês da Primeira Infância, data celebrada pela primeira vez no Brasil.

 

As cidades envolvidas nesta iniciativa fazem parte da Rede Urban95 Brasil, que hoje reúne um total de 24 municípios brasileiros. O objetivo é promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras. A escolha de um mês específico reforça a mobilização da sociedade civil, a criação de políticas públicas e a visibilidade do tema.

"Niterói tem buscado ter esse olhar especial. Em parceria com a Urban95, a Prefeitura tem trabalhado de forma integrada no desenvolvimento de projetos que tem como principal objetivo gerar uma vida mais feliz para os bebês, gestantes e seus cuidadores", ressalta a secretária do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga.


O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais. A secretaria estratégica da rede, composta pela Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis, oferece apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade, com foco em crianças pequenas e seus cuidadores, além de uma consultoria para o aprimoramento de ações e políticas públicas na área.

 

"O comprometimento de uma cidade com a primeira infância é uma decisão tão acertada que precisa ser celebrada e compartilhada com todos. As projeções vêm fortalecer esse compromisso do município de Niterói frente à população, e valorizar essa conquista: investimos no começo da vida e isso muda a vida toda!", enfatiza a representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Cláudia Vidigal.

 

Mais ações em Niterói - A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo e ampliando uma série de iniciativas voltadas para promover mudança de comportamento no cuidado de crianças de 0 a 6 anos. No dia 18 de agosto, entrou no ar, via plataforma digital Colab, a consulta pública "Pé de Infância" voltada para os pais e pessoas que cuidam de crianças nesta faixa etária. A pesquisa pode ser acessada pelo link https://consultas.colab.re/pedeinfancia e ficará disponível até o dia 7 de setembro.

 

O objetivo é saber como é o dia a dia destes pais e cuidadores para a elaboração de projetos voltados para este público, crianças de 0 a 6 anos e, também, para as gestantes. São perguntas voltadas para a forma como estas pessoas se relacionam com as crianças, como são e quais são os tipos de brincadeiras, quais os locais onde brincam, entre outras.

Para ser desenhado, o projeto Pé de Infância contou, por um lado, com premissas científicas, e por outro, com cartografias afetivas das comunidades, participação de gestores dos municípios e participação de especialistas em Primeira Infância. Tudo para criar uma caixa de ferramentas que ajude cuidadores de crianças pequenas a incluir três comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante a primeira infância.

 

"Niterói trabalha de forma intersetorial nos projetos relacionados à Primeira Infância. Hoje, cerca de 40 gestores atuam ativamente nos projetos desenvolvidos em parceria com a Urban95. Além disso, estamos investindo na conscientização das amplas necessidades da Primeira Infância, o que facilita a integração das secretarias", destaca Valéria Braga.

 

 


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi