sexta-feira, 2 de agosto de 2019

PREFEITURA DE NITERÓI – Secretaria de Fazenda de Niterói lança serviço gratuito de emissão online de Certidão de Débitos Municipais

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO

Secretaria de Fazenda de Niterói lança serviço gratuito de emissão online de Certidão de Débitos Municipais


O documento atesta a existência ou não de dívidas de impostos e taxas com o Fisco Municipal 

02/08/2019 – O contribuinte de Niterói pode emitir gratuitamente, online, a Certidão de Débitos Municipais no site da Secretaria Municipal de Fazenda. O novo serviço foi disponibilizado, na última quinta-feira. O documento atesta a existência ou não da inadimplência com o pagamento de tributos junto ao Fisco Municipal. E mais: informa sobre eventual inscrição do nome de  pessoas e empresas na dívida ativa do município.

Para retirar a certidão, basta que o contribuinte informe os dados sobre o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou a Inscrição Mobiliária ("Alvará"). "A administração municipal deve sempre buscar a eficiência no atendimento ao cidadão. A modernização da Secretaria de Fazenda é um caminho importante para a construção da confiança e transparência na relação entre o setor público e a população.", afirmou a secretária de Fazenda, Giovanna Victer.

Antes da implantação do novo serviço, a pessoa ou representante da empresa tinha que ir pessoalmente à secretaria  levando os documentos referentes ao titular do pedido, preencher o formulário para dar entrada no processo administrativo e esperar até cinco dias úteis para receber a certidão. A Fazenda recebe, em média, 30 pedidos de certidões diariamente. O documento online terá validade de 180 dias, a partir da data da emissão e a autenticidade poderá ser consultada na página do órgão na internet.  

"Em breve vamos ter a inauguração de uma filial de grande rede de supermercados, um hospital e uma livraria que vão gerar dois mil empregos. A administração tem que estar sempre em sintonia com o crescimento da cidade e disponibilizar novos serviços com eficiência e qualidade  é fundamental", avaliou Giovanna Victer. Atualmente, a secretaria emite um alvará em até 72 horas, antes o tempo médio era de aproximadamente 15 dias. Os setores responsáveis pelo plantão fiscal e alvará prestam atendimento por e-mail aos contribuintes. Guias de ITBI são emitidas online. Alterações no cadastro da Fazenda também podem ser feitas no site do órgão.      

Os contribuintes podem acessar a nova Certidão por meio do endereço eletrônico: http://fazenda.niteroi.rj.gov.br/certidao/


--
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915
Cel: (21) 99981-1365 (Plantão)
E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ - @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/curtoniteroi/ - @curtoniteroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário