domingo, 1 de dezembro de 2024

PREFEITURA DE NITERÓI - Prefeitura de Niterói instala postos de atendimento para cadastramento do Bilhete Único Municipal

PREFEITURA DE NITERÓI
COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO


Prefeitura de Niterói instala postos de atendimento para cadastramento do Bilhete Único Municipal

Ação visa garantir que a população não arque com o aumento das tarifas de transporte, com subsídio do governo municipal

01/12/2024 - A Prefeitura de Niterói implantará postos de atendimento presencial para que os cidadãos que utilizam o transporte público municipal realizem o cadastro ou a atualização do Bilhete Único Municipal. Esse registro é necessário para que os usuários tenham direito ao subsídio oferecido pela administração municipal, que cobrirá o aumento das passagens, determinado pela Justiça, a partir deste domingo (1º). O objetivo é evitar que a população pague a diferença do reajuste. Serão instalados 8 pontos de atendimento pela cidade, além de um no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro. O serviço no posto principal começará na segunda-feira (2), às 8h, e os outros pontos iniciam o atendimento na quarta-feira (4).

O local central de atendimento ficará no Terminal Rodoviário João Goulart, ponto de grande movimentação de passageiros. A ação é uma parceria entre a Superintendência de Terminais e Estacionamento (Suten) e a empresa RioCard. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com exceção do primeiro dia, quando abrirá às 8h. O atendimento será realizado na sala 26, em frente ao posto da Riocard, e será exclusivo para o cadastro e atualização dos dados do Bilhete Único Municipal.

O superintendente da Suten, Jhonatan dos Anjos, explicou que a criação do posto tem como objetivo facilitar o acesso ao benefício.

"Com a instalação desse posto no Terminal João Goulart, queremos facilitar o processo de cadastro do Bilhete Único, permitindo que a população tenha acesso ao subsídio e mantenha o valor da passagem atual, sem ser afetada pelo aumento judicial. Com a ajuda desses postos presenciais, vamos oferecer suporte àqueles que mais precisam," afirmou Jhonatan.

Além do ponto principal, outros oito postos de atendimento serão abertos nas Administrações Regionais a partir de quarta-feira (4), com computadores conectados à internet e profissionais capacitados para auxiliar no cadastro. A intenção é que a população possa acessar o serviço mais perto de suas casas. 

A secretária municipal de Governo, Rúbia Secundino, ressaltou o compromisso da Prefeitura com a mobilidade urbana acessível.

"Nosso objetivo é garantir que ninguém seja prejudicado pelo aumento das tarifas. O subsídio do Bilhete Único é uma medida que assegura o acesso ao transporte público a preços justos, e a criação desses postos presenciais demonstra o esforço da Prefeitura em estar mais próxima da população," destacou a secretária.

Os locais de atendimento serão:

  • Fonseca: Alameda São Boaventura, 770 - Horto do Fonseca
  • Barreto: Rua Dr. Luiz Palmier s/n - Horto do Barreto
  • Jurujuba: Rua Carlos Ermelindo Marins, 34 - CÉU Jurujuba
  • Região Oceânica: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666 - CISP Piratininga
  • Ilha da Conceição: Rua Jornalista Sardo Filho s/n (anexo ao Centro Social Urbano - CSU)
  • Cubango, Santa Rosa e Vital Brazil: Rua Itaperuna, 19 - Pé Pequeno
  • Largo da Batalha: Praça Levi Francisco Cruz Nunes (Praça do Largo da Batalha)
  • Caramujo (Núcleo Executivo Regional): Rodovia Amaral Peixoto, 570 / RJ 104 (Atendimento inicial será no Parque Esportivo e Social do Caramujo).


Aumento tarifário determinado pela Justiça

A tarifa dos ônibus municipais de Niterói sofrerá um reajuste, passando de R$ 4,45 para R$ 5,15 a partir de 1º de dezembro, conforme decisão da 7ª Vara Cível de Niterói, que atendeu uma ação das empresas de transporte. Para evitar que a população arque com a diferença, a Prefeitura vai subsidiar o aumento de R$ 0,70, mantendo o valor da passagem em R$ 4,45 para os usuários do Bilhete Único Municipal.

O bilhete pode ser adquirido também no site oficial da Riocard ou por meio do aplicativo para Android.


Foto: Luciana Carneiro

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Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2620-0403 ramal 268

Horário de atendimento: 
Segunda a Sexta: 7h às 19h  
Final de Semana e Feriado: 9h às 19h

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