Caros, segue release para divulgação.
Fotos: Luciana Carneiro
Att,
Flavio Pessoa
Prisca Fontes
Bremer Lemos
===
Prefeito de Niterói apresenta resultados da cidade na Firjan
Rodrigo Neves falou sobre medidas de austeridade, modernização e transparência da gestão implantadas
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, nesta segunda-feira (16.10), do seminário Compromisso com Gestão Fiscal dos Municípios do Rio de Janeiro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), para debater as iniciativas adotadas por cidades para superar a crise, aumentar receitas, e melhorar a eficiência da administração pública.
O chefe do Executivo niteroiense apresentou no ciclo de palestras o programa de medidas de austeridade, modernização e transparência da gestão e apoio ao desenvolvimento que implementou na cidade no início de sua primeira gestão, em 2013, para enfrentar a situação encontrada:
"Assumimos a prefeitura de Niterói em 2013 num contexto de grande dificuldade: salários atrasados, quase R$ 600 milhões de dívidas, baixíssima capacidade de investimento, enfim, uma série de dificuldades. Era preciso encarar de frente a situação pois, diferentemente do estado e da prefeitura do Rio, que viviam um momento de bonança graças aos investimentos da Copa e Olimpíadas, nós não tínhamos aporte de recursos. Então elaboramos um programa de medidas de austeridade que implementamos ao longo dos quatro anos da nossa primeira gestão", disse Neves.
As medidas adotadas incluíram corte de 20 secretarias, redução drástica dos cargos comissionados, investimento em informatização e modernização da gestão, integração de sistemas, renegociação com fornecedores, implantação de parcerias público-privadas, incentivo a novos negócios e ao desenvolvimento local e elaboração de um planejamento estratégico para a cidade até 2033, o Niterói que Queremos.
"A situação que encontramos nos obrigou a implantar esse pacote de medidas. E isso permitiu alcançar excelentes resultados e ter o reconhecimento de órgãos independentes como a Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal e a própria Firjan, que apontaram Niterói como a cidade mais transparente e de melhor gestão do estado e uma das melhores do país. É importante frisar que a gestão fiscal responsável não é um fim em si mesmo, mas é indispensável para investir em educação, saúde e segurança e qualidade de vida para a população.", enfatiza Neves.
No âmbito do estado, Niterói saltou da 55ª posição no índice de gestão fiscal em 2013 para 1º em 2016. No mesmo período, Niterói pulou de 2.188º lugar para o 6º lugar no país de acordo com o estudo da Firjan, o melhor desempenho entre todas as cidades do país e se tornou uma referência na administração pública.
Apesar dos excelentes resultados, o prefeito de Niterói ressaltou que os ajustes não devem se restringir a uma ação pontual. Eles devem ser constantes para garantir uma performance cada vez melhor.
"Sempre podemos melhorar. Por isso elaboramos, logo após a nossa reeleição em 2016, um novo ciclo de medidas para garantir um avanço das condições fiscais e econômicas da prefeitura. Com as 47 novas medidas adotadas, temos a plena certeza de que continuaremos a fazer a travessia desse gravíssimo momento de crise nacional e, em especial, estadual, com tranquilidade", afirmou Neves.
Além de Rodrigo Neves, participaram da mesa de abertura do seminário os prefeitos Arthur Virgílio, de Manaus, Jonas Donizete, de Campinas e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Carlos José Gama Miranda, de Paraty.
Nenhum comentário:
Postar um comentário