quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Rodrigo Neves participa de encontro nacional sobre controle interno

Caros colegas,

Segue release para divulgação. As fotos são de Flávio Pessoa.

Att.,

Bremer Lemos
Prisca Fontes 



Rodrigo Neves participa de encontro nacional sobre controle interno

Prefeito de Niterói representou a Frente Nacional dos Prefeitos no evento que debateu melhorias e modernização na gestão pública

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, na manhã desta quarta-feira (4/10), em Manaus, da abertura do XIII Encontro Nacional de Controle Interno. Neves, que é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), representou o presidente da entidade, Jonas Donizete, prefeito de Campinas.

Em seu discurso, Rodrigo Neves elogiou a realização do evento, enaltecendo a importância da transparência na gestão pública.

"Um encontro desse é de grande importância sobretudo pelo momento que nosso país atravessa, o mais difícil da nossa história republicana, um momento não apenas de crise econômica ou fiscal que afeta a vida dos cidadãos, das cidades e dos estados. Ela é também uma crise institucional, moral e política e no nosso ponto de vista, as instituições de controle interno são parte da superação dessa crise, na medida em que a sociedade espera que possamos enfrentar juntos os desafios da transparência, do combate à corrupção e também construirmos uma relação de confiança da sociedade civil com as instituições do estado", disse.

O prefeito de Niterói explicou também que a FNP já possui uma agenda relacionada ao tema do controle interno e afirmou que o objetivo da instituição é avançar cada vez mais nesse tema, aprimorando as ferramentas de controle e contribuindo para a modernização da gestão municipal:

"A questão do controle interno vai além dos mecanismos de transparência e de confiança nas instituições. Ela está diretamente ligada à qualidade da gestão fiscal e à melhoria do gasto público. Recentemente um estudo sobre o índice de gestão fiscal revelou que os municípios brasileiros têm uma taxa de investimento ainda muito reduzida frente às necessidades que as cidades apresentam.  A média é de apenas 6%. Então, estruturar e melhorar o controle interno não é gasto, é investimento, pois o controle interno tem essa capacidade de melhorar o gasto público e promover a gestão fiscal responsável."

Por fim, Neves ressaltou a necessidade de os governos em atender as demandas da sociedade com mais agilidade e para isso é preciso modernizar a administração pública.

Participaram da mesa que abriu o Conaci o presidente da entidade, Roberto Paulo Amoras, o ministro de Transparência, Wagner de Campos Rosário, a secretária de controle externo do Tribunal de Contas da União, Lucia de Fátima Magalhães, o controlador-geral do estado do Amazonas, Alessandro Moreira Silva, e o presidente do Tribunal de Contas do estado do Amazonas, Ari Jorge Moutinho Júnior.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário