segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Rodrigo Neves participa de debate no portal G1


>
RODRIGO NEVES PARTICIPA DE DEBATE NO G1
>
O prefeito Rodrigo Neves (PV), candidato à reeleição pela coligação Pra Seguir em Frente, participou, nesta segunda-feira (24/10), de um debate promovido pelo portal G1. À noite, ele estará em evento em São Francisco, zona sul da cidade, onde apresentará suas propostas para a área de esportes. Ele também se reunirá com representantes da classe teatral de Niterói. 

Durante o debate, Rodrigo Neves aproveitou a oportunidade para falar sobre realizações e propostas para a Saúde. "Reabrimos o Getulinho e reformamos o Mário Monteiro. Precisamos avançar mais. Só quem fez o que fizemos, pode fazer mais. Por isso, vamos fazer o centro de diagnóstico de imagens, que foi uma promessa do governo do Estado, que não saiu do papel. Implantamos clínicas da família como a da Teixeira de Freitas e da Martins Torres. Hoje, Niterói tem a melhor cobertura do programa Médico de Família, chegando a quase 80%. Com as UPAs e hospitais fechados no Estado, temos hoje 60% das crianças atendidas pelo Getulinho vindas de outras cidades", disse.

Rodrigo Neves também falou sobre gestão fiscal. "Em 2013, fizemos programa de modernização da gestão da Prefeitura e o recadastramento biométrico dos servidores. Implantamos o E-cidades, que integra as informações da prefeitura em uma única plataforma e nos fez conquistar ganhar prêmios de transparência. Quando assumimos, Niterói ocupava a quinta posição em termo de orçamento do Estado. Hoje, somos o terceiro, só perdendo para Campos e Macaé. Isso foi possível com também com as PPPs. A cidade passou da 43ª, em 2013, para a 2ª posição entre as cidades do estado no Índice Firjan de Boa Gestão Fiscal 2015, que analisa a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. Niterói tem a melhor margem fiscal do Rio de Janeiro. Como aumentamos a receita corrente líquida, Niterói não tem nem 30% de sua receita comprometida", ressaltou o prefeito.
>  
Ainda sobre o tema de planejamento e gestão, Rodrigo Neves contou que reorganizou a administração municipal, cortando custos desnecessários, extinguindo 20 órgãos, incentivando a inovação na gestão pública.  "Também criamos o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação Municipal, possibilitando aos cidadãos obterem informações sobre os órgãos públicos e a administração da cidade. Como resultado da boa gestão, recebi o prêmio Prefeito Empreendedor 2015/2016, concedido pelo Sebrae, e Niterói recebeu nota 10 no quesito Transparência na Administração Pública no ranking do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria Geral da União (CGU)", disse.
>  
Sobre saneamento, Rodrigo Neves disse que tem orgulho de hoje Niterói ocupar o primeiro lugar em saneamento no Rio e o quinto no Brasil. "Ampliamos a parceria público privada e implantamos novos reservatórios de água e estações de tratamento de esgoto. Niterói tem hoje 100% de água tratada e 95% com rede de esgoto. Nossa meta é nova ETE do Badu e do Sapê. Isso ajuda a preservar os rios, as lagoas e as praias. É importante também para a saúde e qualidade de vida. Fizemos o maior programa de macrodrenagem da história de Niterói, com intervenções no Bairro Peixoto e Cafubá que há décadas sofriam com este problema, Foram 150 ruas drenagem e pavimentação. No próximo governo vamos concluir esse trabalho. Todas as ruas da Região Oceânica serão  pavimentadas e vamos ampliar o programa de macrodrenagem em vias como a Roberto Silveira, em Icaraí, e a General Castrioto, no Barreto", disse.
>
Rodrigo Neves destacou ainda a implantação de 20 escolas boa três últimos anos e meio. " Acredito que a educação é a melhor ferramenta para combater as desigualdades sociais e ajudar na redução da violência. Recebemos, recentemente, o reconhecimento da revista Exame, que publicou uma matéria mostrando que Niterói foi a cidade que mais investiu em educação entre 2013 e 2015. Por isso, vamos continuar investindo em educação. Vamos municipalizar os Cieps do Cubando e do Cantagalo. Vamos implantar o horário integral em mais 20 escolas', ressaltou.
>
As obras viárias também mereceram atenção especial do prefeito durante o debate. " Concluímos a obra do mergulhão no Centro, a duplicação da Avenida do Contorno e vamos entregar, em dezembro, o túnel Charitas-Cafubá. Vamos continuar avançando com a implantação das ciclovias. No próximo mandato serão 57 quilômetros de ciclovias, além do mergulhão na Praça Renascença, que já começou a ser feito", disse.  
>
Rodrigo Neves também ressaltou que é preciso atitudes firmes contra a crise macroeconômica, que afeta todas as cidades. "Temos que encarar essa crise com responsabilidade, com equipe responsável e íntegra, como é o nosso caso. Fizemos a lei de hotéis e saltamos de 1,5 mil para 3 mil leitos. Fortalecemos com o Sebrae os polos gastronômicos de São Francisco e do Jardim Icaraí. Reabrimos o Teatro Popular, a cia de balé e trouxemos o Reserva Cultural. Tudo isso são indutores da economia local. Vamos continuar fortalecendo as vocações econômicas locais. Reduzimos o ISS do reparo naval e vamos manter essa política de incentivos, inclusive na área da saúde privada", contou.
>
Na resposta sobre segurança pública, Rodrigo Neves disse que, apesar de ser uma atribuição do Estado, a Prefeitura de Niterói está fazendo sua parte. "E vamos continuar contribuindo. Implantamos seis cias destacadas para a PM, construímos a DH e dobramos o efetivo da Guarda Municipal, passando de 280 para 600 agentes. Através de uma parceria com a UFF, hoje, 60% dos guardas têm curso superior. Implantamos a Cidade da Ordem Pública e, no próximo mandato, vamos ampliar ainda mais o efetivo da guarda, chegando a mil agentes. Implantamos o Cisp e vamos continuar avançando com a instalação dos portais de segurança nas entradas e saídas da cidade", contou o prefeito.
>  
Sob o tema ambiental, Rodrigo Neves lembrou que Niterói hoje é uma cidade que tem a maior proporção de áreas verdes, são quase 50% de áreas com proteção ambiental. "Nosso governo vem fazendo um excelente trabalho em termos de preservação e gestão e vamos continuar com esta política, com a criação de parques e vamos avançar nas ações de despoluição das enseadas de Niterói", assegurou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário